sexta-feira, maio 26, 2006

Dogma...


Hj não vou falar sobre coisas privadas, nem para uma ou duas pessoas, mas sim para o geral, e venho aqui lançar um tema para voces opinarem!
Esta semana convidaram-me para ir ao cinema ver o tal do Código Davinci, e eu fui ver o filme, achei muito interessante, e este mesmo voltou a animar uma ideia que há muito vive dentro de mim, que é a concepção que temos de realidade em relação ao nosso mundo!Já repararam que o nosso saber, os nossos ideàis tidos como certos, apenas se adaptam a realidade que está mais perto daquilo que os nossos sentidos conseguem avistar? O que é sempre um tema que me deixa a pensar nas mais variadas vertentes, desde a concepção do homem até a morte, no fundo ao porquê de todos os porquês! No fundo não somos apenas seres que somos instruídos de certa forma, em que tudo o que aprendemos é tal como uma doutrina religiosa, um dogma?
Acho que o dom do sermos "humanos" provem exactamente daí, do facto de podermos pensar e de por tudo em dúvida, não apenas a nivel de religião, mas de tudo, pois tudo isto que está perante mim sempre gerou e vai gerar muitos porquês, pelo menos... eu penso assim!
Será a dúvida uma forma de irmos chegando mais perto da realidade? Talvez, mas tenho as mais sérias dúvidas que algum dia a possamos alcançar!
Peço desculpa pelo texto mal estruturado, mas escrevo sempre a más horas... de qualquer forma achei interessante expor aqui isto... comentem!!!
Um abraço e beijinhos para todos!

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Gaijinho lindo!

Pois que o filme não sei como é, apenas li o livro. O livro não é muito bom e foi feito já para ser adaptado ao cinema, too american for my taste e com demasiadas imprecisões históricas para satisfazer a minha obssessividade face a estas coisas.

No entanto e uma vez que achaste que muito existe para além do que esperamos encontrar e que tudo depende do ângulo em que é vista a coisa, aconselho-te a leitura da obra prima de Umberto Eco, "O pêndulo de Foucault". A qualidade é importante e sobra neste livro, uma verdadeira teoria da conspiração.

Ahhh! Adorei o teu blog, não estava à espera de tanta profundidade, mas de qualquer forma também nunca esperei que tivesses lido Voltaire. És uma caixinha de surpresas puto!

Continua com o bom trabalho, a capacidade de pensar parece correr nas veias da família. ;)

Cunqueiros disse...

Ah e tal eu spr gostei de uma boa conspiração...elas existem algumas até são verdadeiras, pq não ter esta em conta, só por mexer em algum que mt gente acha Intocável. nah, mentiras já tds ouvimos e vimos!

Marisa disse...

Eu também ainda não vi o filme (e tb acho k n vou ver...), mas gosto destes conceitos alternativos.
Li o livro e acho que há muita coisa que é possível que seja verdade.

Um livro que vai no mesmo sentido, ou não, é a profecia celestina. Mostra-nos como tudo pode ter um sentido e que há outros caminhos na vida sem ser The road not taken. Apesar de se basear essencialmente com o contacto com a natureza (e até por isso acho que ias gostar) mostra como procurar as coisas e nós próprias de uma forma verdadeira. Acho que não me estou a expressar muito bem... Mas, e ainda não me tinha lembrado disto, é de alguma forma parecido com o que tu pareces defender no teu blog: atingir a pureza ou a verdadeira natureza das pessoas.
Pronto. Acho que já estou completamente a leste do paraíso!!! Desculpa a confusão.

Já tenho saudadinhas tuas!

beijos